Design para o desenvolvimento da literacia dos media

O reduzido nível de instrução nacional revela-se um obstáculo na comunicação com os diferentes públicos. Esta insuficiência manifesta-se numa fraca auto-estima e consequentemente, num baixo nível de exigência desses mesmos públicos. No âmbito desta área de investigação propõe-se facilitar a legibilidade do mundo e estimular a participação activa dos cidadãos na construção dos seus significados. O designer assume-se como um mediador, que traduz os dados de que dispõe, provenientes de diferentes disciplinas, num artefacto capaz de significar, quando acolhido e interpretado pelo seu utilizador. A palavra que julgamos agregar este sentido é encontro: encontro entre o pensável e o possível, entre a academia e a sociedade; entre as pessoas no seio de uma comunidade e do sujeito consigo mesmo. Sendo a imagem um meio privilegiado de comunicação na actualidade, pretende-se uma abordagem que seja sensível à diversidade, à identidade, à multiculturalidade e finalmente, ao diálogo. O principal objectivo situa-se no projecto de educar sensibilidades e preparar deste modo, o lugar para partilha e sedimentação do património simbólico e cultural.